Estudantes do Integral Notre Dame preparam a horta do Colégio para expedições investigativas
20 de março de 2015 Notícias, Portal
Integral Notre Dame (50)

Quem, durante a infância, teve a oportunidade de brincar ao ar livre, provavelmente guarda boas recordações dos momentos em que esteve em meio à natureza. O pé na grama, a mão na terra, o gosto da fruta recém-tirada da árvore e o perfume das flores que enfeitavam o jardim são algumas lembranças capazes de provocar suspiros, sorrisos e saudades.

Integral Notre Dame (22)O contato com a natureza, além de proporcionar momentos inesquecíveis, auxilia no desenvolvimento da criança, estimulando a sua criatividade e aguçando o seu sistema sensorial, através dos diferentes cheiros e sabores, do toque em texturas variadas e do reconhecimento de formas, cores e sons diversos.

Uma relação de proximidade com a natureza, porém, já não é mais tão comum, uma vez que o estilo de vida urbano contemporâneo estimula a realização de atividades em ambientes internos, seja pela facilidade de acesso e ou pela segurança. Diante disso, a escola pode se tornar um espaço de contato com a natureza e de realização de brincadeiras ao ar livre.

Essa é a pretensão do Colégio Notre Dame Aparecida. Por isso, com o objetivo de proporcionar aos estudantes um contato mais rico e significativo com o ambiente onde vivem, a partir da identificação e do reconhecimento de diferentes espécies de plantas, as turmas da Educação Infantil participarão, no decorrer do ano, de expedições investigativas e ecológicas na horta da instituição de ensino.

Integral Notre Dame (47)Preparando-a para as visitações, os estudantes matriculados no Integral Notre Dame receberam identificaram e classificaram as espécies existentes no local. De acordo com a coordenadora educacional da atividade extracurricular, Ana Paula Jury, cerca de 40 placas, nomeando cada uma das plantas, já foram distribuídas pela horta. As demais vão receber identificação nos próximos dias.

Assim que o trabalho de classificação for finalizado, as turmas da Educação Infantil terão dias determinados para passear pela horta, onde poderão observar os formatos e cores das flores, acompanhar as fases do desenvolvimento dos vegetais, saber de onde nascem as diferentes frutas e sentir o aroma de plantas como o alecrim e o capim cidró. O espaço ainda estará aberto para visitação das turmas do Ensino Fundamental.

Segundo a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Evanir Teresinha Grimm, a atividade também tem o objetivo de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e estimular ações concretas de cuidado com a natureza.

Veja mais fotos da atividade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>