Estudantes do Ensino Médio participam de bate-papo com profissionais de diferentes áreas
30 de junho de 2017 Notícias, Portal

Escolher uma profissão para o futuro é um dilema comum e frequente para os estudantes de Ensino Médio. Essa dificuldade é justificada, entre outros motivos, pela diversidade de opções de disponíveis atualmente.

Conersa com profissionais (1)De acordo com o Censo da Educação Superior de 2015, o Brasil dispõe de mais de 33 mil cursos de graduação, que formam profissionais em 324 diferentes carreiras. Diante desse fato, o Colégio Notre Dame Aparecida busca auxiliar seus estudantes de Ensino Médio a escolher suas trajetórias profissionais, apresentando a eles as diferentes possibilidades oferecidas pelo mercado e fornecendo-lhes informações sobre elas.

Para isso, anualmente, são realizadas rodas de conversa com profissionais que atuam em áreas sugeridas pelos próprios educandos.

Conersa com profissionais (5)Em 2017, a engenheira ambiental Amanda Salvia, o médico Gastroenterologia Dr. Airton Luis Fiebig, o médico veterinário Braz Schettini e a psicóloga Cristina Pinheiro Dihl participaram do encontro – promovido pelo setor de Orientação Educacional, em conjunto com a Coordenação Pedagógica do Ensino Médio.

Durante o bate-papo, os profissionais falaram sobre suas áreas de atuação, sobre suas rotinas de trabalho, sobre as facilidades e dificuldades encontradas em suas ocupações e sobre os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho. Contaram, também, algumas curiosidades e histórias que marcaram suas carreiras e os motivos que os levaram a escolher determinada profissão.

Além disso, os convidados indicaram algumas posturas capazes de determinar o sucesso de qualquer profissional, independentemente da área de atuação escolhida, como a dedicação e atualização constante dos conhecimentos.

Após os relatos, os estudantes puderam questioná-los, a fim de sanar dúvidas específicas e conhecer mais profundamente as profissões de seu interesse.