Estudantes cultivam as tradições gaúchas
22 de setembro de 2015 Notícias

Bolinho de Chuva (57)Durante a Semana Farroupilha, os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida participaram de uma variada programação, voltada ao estudo e ao cultivo das tradições gaúchas. Rodas de Chimarrão, dia do bolinho de chuva, baile tradicionalista e apresentações de Lendas Gaúchas fizeram parte das comemorações referentes ao Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de Setembro.

Na terça-feira (15), as mães representantes das turmas de Ensino Fundamental prepararam bolinhos de chuva, um dos pratos típicos da culinária rio-grandense, e distribuíram-nos para os estudantes . Na quarta-feira (16), os educandos participaram de rodas de chimarrão, com direito a trilha sonora tradicionalista e pipocas.

Baile Tradicionalista (34)Na quinta-feira (17), os matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, em sua maioria vestindo a indumentária gaúcha, participaram de um baile tradicionalista, animado pelos músicos Mateus Teixeira, Ernani de Souza, Serineo Marcondes Junior e integrantes do Grupo Reponte. O fandango também contou com a colaboração do pai de estudante, Fernando Zolet, que disponibilizou os equipamentos de sonorização. Neste dia, ainda, os educandos que participam de atividades complementares às escolares, no Integral Notre Dame, prepararam outro prato típico da culinária do Rio Grande do Sul: o arroz carreteiro.

Lendas Gaúchas (8)Na sexta-feira (18), os educandos do 4º Ano apresentaram, às demais turmas do Ensino Fundamental, algumas lendas do folclore gaúcho, retiradas do livro “Um quero-quero me contou”, de Léia Cassol. A lenda da Erva Mate, A Lenda do Rabo do Cachorro, M’boiguaçu, O Bicho Folharal, Festa no Céu e Negrinho do Pastoreio foram algumas delas.

Em meio aos festejos, as turmas aprenderam, também, aspectos culturais, sociais, históricos e geográficos do Rio Grande do Sul, assim como, sobre os costumes do povo gaúcho e algumas curiosidades, como os dez mandamentos do chimarrão e os significados dos mates.

Veja mais fotos dos festejos: