Estudantes cultivam as tradições gaúchas, durante a Semana Farroupilha
21 de setembro de 2016 Notícias

Semana Farroupilha (54)O som animado do violão ecoando no auditório do Colégio Notre Dame Aparecida, os passos ritmados dos pequenos dançarinos, as bombachas e os chapéus, e os vestidos de prenda rodando no salão marcaram, na tarde desta segunda-feira (19), o encerramento das comemorações da Semana Farroupilha, para as turmas da Educação Infantil.

Semana Farroupilha (50)O fandango foi animado por Luana de Oliveira Maciel, mãe da estudante do Nível III, Ana Carolina Maciel, que apresentou, em voz e violão, alguns dos maiores sucessos tradicionalistas, entre elas, a “Dança do Pezinho”, “Maçanico”, “Caranguejo” e “Céu, sol, sul”.

As festividades farroupilhas iniciaram ainda na última semana, quando os estudantes participaram de uma variada programação, voltada ao estudo e cultivo das tradições gaúchas. Mateadas com pipoca, lanches com bolinhos de chuva e outras comidas típicas – preparadas pelas mães representantes -, cafés de chaleira e a apresentação da invernada de danças do CTG Alfredo D’Amore fizeram parte do cronograma de atividades.

Semana Farroupilha (38)As turmas do Ensino Fundamental I também foram envolvidas, desde o início da Semana Farroupilha, em uma série de atividades de resgate da cultura e dos costumes do povo rio-grandense. Além das rodas de chimarrão, das danças tradicionais e das comidas típicas, realizadas e preparadas em meio às atividades de sala de aula, os estudantes desenvolveram tarefas de pesquisa e exposições de trabalhos sobre diversos aspectos relacionados ao tema, como a história da Guerra dos Farrapos, o significado dos símbolos da cultura gaúcha e as características mais marcantes da tradição do estado.

Semana Farroupilha (15)Festividades tradicionalistas do Integral Notre Dame

O clima farroupilha também tomou conta das atividades desenvolvidas pela turma do Integral Notre Dame nas oficinas de culinária, na última semana. Em cada dia, um prato ou uma bebida típica foi preparada e saboreada pelos estudantes: arroz carreteiro, café de chaleira, churrasco e chimarrão.

Veja mais fotos: