Estudantes cultivam as tradições gaúchas, durante a Semana Farroupilha
19 de setembro de 2017 Notícias

Café Colonial - Nivel III (54)O tradicionalismo norteou as atividades realizadas pelas crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida, durante a semana que antecedeu os festejos farroupilhas.

Rodas de chimarrão, cafés campeiros, comidas típicas e bailes tradicionais, além de apresentações das invernadas artísticas dos CTG’s Unidos Pela Tradição Rio-Grandense e Alfredo D’Amore, foram promovidas pela instituição de ensino, com o intuito de valorizar a cultura do Rio Grande do Sul.

Café Colonial - 5º Ano (2)Como o cultivo das tradições depende, também, do conhecimento, em sala de aula, os estudantes aprenderam sobre os aspectos históricos que envolvem as comemorações do Dia do Gaúcho e o significado dos símbolos que caracterizam o povo sul-rio-grandense – como as vestimentas e os hábitos alimentares. Eles, ainda, conheceram as lendas populares e os costumes dos antepassados.

Festividades tradicionalistas do Integral Notre Dame

O mesmo clima de valorização da cultura foi vivenciado pelos educandos matriculados no Integral Notre Dame. Durante as oficinas de culinária – que, junto das atividades artísticas e esportivas, das aulas de língua estrangeira e da orientação para estudo, integram a programação oferecida às crianças, no turno inverso ao da escolaridade – eles preparam e saborearam diferentes pratos e bebidas típicas do Rio Grande do Sul, como o arroz carreteiro, o churrasco e o chimarrão.


Veja mais fotos das atividades realizada na Educação Infantil:

Acesse a galeria de fotos da programação que envolveu os estudantes do Ensino Fundamental I:

Veja as fotos das apresentações das invernadas artísticas: