Estudantes confeccionam brinquedos com materiais recicláveis
5 de novembro de 2015 Notícias

Brinquedos recicláveis (15)Os estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida estudaram, nas últimas semanas, os resíduos sólidos. Com auxílio do livro didático, as turmas aprenderam que tudo o que é produzido, utilizado em casas, escolas, indústrias, hospitais, comércios, na agricultura ou em qualquer outro lugar e atividade e depois é descartado é considerado resíduo. Além disso, aprenderam que alguns dos resíduos sólidos podem ser transformados em matéria-prima para a fabricação de novos Brinquedos recicláveis (7)produtos, quanto outros não têm mais utilidade. Estes são chamados de rejeitos.

O estudo contemplou, ainda, os quatro “erres” da Sustentabilidade – Reutilizar, Reciclar, Reduzir e Repensar – e uma reflexão sobre o aumento diário da quantidade de resíduos produzidos no Brasil e no mundo, o tempo de decomposição de alguns materiais e os danos que a destinação inadequada do lixo causa ao meio ambiente.

Brinquedos recicláveis (17)Após os estudos teóricos, a fim de colocar em prática os ensinamentos e de reforçar a importância da destinação correta dos resíduos e da reutilização de materiais, os educandos foram desafiados a encontrar novas finalidades para alguns materiais que iriam para o lixo, confeccionando, com eles, brinquedos.  Utilizando a criatividade, os estudantes transformaram, por exemplo, embalagens Tetra Pak em bonecos e robôs, potes de iogurte em jogos de chá, rolos de papelão em bilboquês e garrafas PET em vai e vens e aviões.