Estudantes avaliam organização e participação na primeira etapa da Feira do Conhecimento
14 de maio de 2015 Notícias

O Colégio Notre Dame Aparecida realiza, a cada dois anos, a Feira do Conhecimento, com o objetivo de promover um elo entre teoria e prática, desenvolver o trabalho coletivo, fomentar a pesquisa científica e incentivar a busca pelo conhecimento de forma independente, considerando as preferências e a identificação dos estudantes com as variadas temáticas.

Avaliação - Feira do Conhecimento (11)Em 2015, o evento, lançado no dia 11 de março, tem com base a temática “Transformar conhecimento em atitude”, que, desde o ano passado, está sendo trabalhada em todas as escolas da Rede Notre Dame. A partir deste tema, foram elaborados problemas de pesquisa, levando em conta as diferentes áreas do conhecimento e assuntos cotidianos e atuais. Esses problemas deram nome às oficinas que irão compor a mostra.

Do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, foram criadas 29 oficinas, sendo seis com as turmas do 6º ano, 12 com as turmas do 7º e 8º ano e 11 com os educandos do Ensino Médio. Além destas, cada turma do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental desenvolverá uma investigação diferente e toda a Educação Infantil um único trabalho.

Avaliação - Feira do Conhecimento (3)Neste primeiro trimestre, os estudantes desenvolveram a primeira etapa do projeto, que consistiu em um trabalho teórico, produzido conforme os critérios do método científico, com apresentação de um problema de pesquisa, justificativa, revisão bibliográfica e hipóteses. No dia 30 de abril as pesquisas foram entregues à comissão organizadora da Feira.

Na última semana, os grupos realizaram a avaliação do trabalho desenvolvido até o momento, nos quesitos: organização, participação, responsabilidade e empenho dos integrantes do grupo.

Utilizando tablets, os estudantes responderam formulários digitais, acessados a partir de um QR Code criado pelos organizadores do projeto. QR Code é um código de barras em 2D, que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos que possuem câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, se transforma em um texto ou um link que irá direcionar o acesso ao conteúdo publicado em alguma página da Internet.

Avaliação - Feira do Conhecimento (12)De acordo com o vice-diretor do Colégio, André Binsfeld, um dos objetivos da feira é estimular a utilização de diferentes ferramentas de estudo para que a construção do conhecimento aconteça de forma autônoma e prazerosa. Em meio a essas ferramentas estão os dispositivos tecnológicos, que devem ser utilizados a favor da educação e do aprendizado. Por isso optou-se por adotar esse formato de avaliação.

A segunda etapa do projeto será a elaboração de soluções práticas para o problema investigado e resultará na exposição dos trabalhos durante a Feira do Conhecimento, prevista para acontecer no dia 03 de julho.