Estudantes apresentam trabalhos, nas Olimpíadas do Conhecimento
8 de julho de 2016 Notícias, Portal

Olimpíadas do Conhecimento - Dia 2 (231)De 05 a 21 de agosto, o Rio de Janeiro será sede do maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpicos. Faltando um mês para o início da competição, na semana em que a Chama Olímpica – o maior símbolo dos Jogos – percorreu o Rio Grande do Sul, o Colégio Notre Dame Aparecida promoveu as Olimpíadas do Conhecimento.

A atividade pedagógica integrou o projeto da Semana Cultural, promovida pela instituição de ensino a cada dois anos, e teve inspiração nos Jogos e nos valores propagados por eles: união, respeito e amizade entre os povos.

Olimpíadas - dia 1 (391)

Com formato de uma competição, disputada por equipes e em modalidades distintas, a atividade contou com 19 temas de pesquisa, formulados a partir da reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 – “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” – e de acordo com as áreas do conhecimento – Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Inicialmente, os estudantes realizaram as inscrições em uma das modalidades, ou temas de pesquisa, destinadas aos seus níveis de ensino. Depois, juntamente com suas equipes, elaboraram projetos de pesquisa e planejaram e desenvolveram trabalhos práticos, que foram apresentados de  quarta (06) a sexta-feira (08), durante a Semana Cultural.

Olimpíadas - dia 1 (120)Na manhã de quarta-feira, os grupos apresentaram projetos sustentáveis de captação de água da chuva; expuseram ideias de objetos de decoração e de utilitários confeccionados com materiais que, normalmente, seriam descartados; demostraram formas de aprender brincando, utilizando jogos de tabuleiro humanos; e propuseram, por meio de teatro, música e vídeo, uma reflexão sobre o preconceito racial.

No dia seguinte, os estudantes explanaram sobre o combate ao Aedes aegypti e a prevenção das doenças transmitidas por ele; exibiram possíveis soluções práticas e sustentáveis para minimizar o aquecimento do ginásio de esportes do Colégio; criaram e demonstraram o funcionamento de aparelhos de ginástica confeccionados com materiais alternativos; e participaram da disputa do “MasterChef Notre Dame”, no qual deveriam preparar, em 30 minutos, um jantar saudável, com direito à entrada, prato principal, sobremesa e bebida.

Olimpíadas - dia 1 (61)Além disso, nos intervalos entre as apresentações, os educandos prestigiaram os vídeos, produzidos por grupos do Ensino Médio, sobre o saneamento básico no Brasil e em Carazinho e sobre a história e as características dos Jogos Olímpicos.

No último dia do evento, pela manhã, as equipes sugeriram políticas públicas de saneamento básico que podem ser implantadas nos âmbitos nacional, estadual e municipal; apresentaram uma encenação sobre “A biodiversidade do planeta Terra”; e expuseram opções de pratos preparados com alimentos ricos em nutrientes.

Olimpíadas do Conhecimento - Dia 3 (111)À tarde, a partir do tema da Semana Cultural – “Cuidando da Casa Comum, Notre Dame além dos muros”, os educandos matriculados no Ensino Fundamental I destacaram a importância do cuidado com os animais e as plantas, da preservação dos recursos hídricos e da destinação correta dos resíduos sólidos. Tudo isso, de forma lúdica, por meio de músicas, coreografias e declamações.

Olimpíadas do Conhecimento - Dia 3 (257)A conscientização ecológica também foi incentivada pelos pequenos estudantes da Educação Infantil, que cantaram, declamaram, tocaram instrumentos musicais confeccionados por eles mesmos e expuseram brinquedos produzidos com materiais alternativos.

Os trabalhos apresentados nas três manhãs foram avaliados por uma comissão de educadores. Eles analisaram o conteúdo da pesquisa, a postura dos integrantes do grupo, a relação do tema com a apresentação, a capacidade de produzir conhecimento e a apresentação, em si. Os espectadores também deveriam produzir relatórios sobre cada modalidade apresentada, o que assegurou sua atenção durante todas as apresentações.

Desse modo, ao término das Olimpíadas do Conhecimento, todos foram vencedores. Afinal, nelas, como nos Jogos, são os valores propagados, a experiência e a troca entre os participantes que valem ouro.

Acesse a galeria de fotos das apresentações: