Estudantes aprendem sobre o processo de produção da erva-mate, em passeio de estudos
29 de setembro de 2016 Notícias

Visita de estudos (11)Na última quarta-feira (28), os estudantes matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida visitaram a Ervateira Pagnussat, com o objetivo de complementar seus estudos sobre os costumes e as tradições do Rio Grande do Sul, intensificados durante a Semana Farroupilha.

Visita de estudos (23)Localizada na comunidade de São Luis da Mortandade, no município de Marau, a propriedade familiar destaca-se na produção artesanal de erva-mate. Por isso, durante o passeio de estudos, as crianças percorreram a mata que reúne 600 pés de Ilex Paraguariensis – nome científico da árvore de Erva-Mate – e observaram a produção do principal ingrediente do chimarrão, desde a coleta das folhas verdes, passando pela sua secagem no engenho, até o procedimento de soque e o envase.

Após terem observado o processo produtivo, uma tradição passada de geração para geração, os visitantes percorreram trilhas ecológicas, passearam de carretão e desfrutaram da área verde para brincar e lanchar.

Desse modo, além de enriquecer o conhecimento sobre a cultura gaúcha, a visita estimulou a conscientização ambiental e oportunizou às crianças um momento de integração em meio à natureza.

Veja mais fotos: