Estudantes aprendem sobre as comidas típicas das Festas Juninas
3 de junho de 2016 Notícias, Portal

Preparando Bolo de milho (30)O mês de junho é marcado pelas Festas de São João. Por isso, nessa época do ano, os corredores e as salas de aula do Colégio Notre Dame Aparecida ganham o colorido dos adereços confeccionados pelos estudantes, a fim de anunciar a chegada dos festejos.

Além disso, as crianças matriculadas na Educação Infantil estudam a história, as vestimentas, as comidas típicas e outras características das comemorações juninas. Os estudantes do Nível I, por exemplo, aprenderam sobre o milho, que pode ser saboreado cozido na espiga ou servir de ingrediente para outros pratos, como bolo, pipoca, cuscuz e canjica.

Preparando Bolo de milho(237)Com o intuito de enriquecer o estudo sobre o cereal, os educandos prepararam, durante a semana, um bolo de milho. Enquanto auxiliavam as educadoras a adicionar e misturar os ingredientes, visualizaram a textura da massa, nas diferentes etapas do processo, sentiram os aromas e relembraram o nome e a procedência dos ingredientes utilizados, como o ovo, o leite e a farinha.

As crianças aprenderam, também, sobre o pinhão, outro alimento tradicional das Festas de São João, consumido especialmente nos estados do sul do Brasil, como complemento ao estudo sobre a “Vida no Campo e na Cidade”, conteúdo em que os estudantes aprendem sobre os costumes, o trabalho, as residências, os animais e os alimentos comuns nas localidades urbanas e rurais.

Acesse a galeria de fotos: