Estudantes aprendem sobre a sétima arte
5 de maio de 2017 Notícias

No decorrer do último mês, os educandos matriculados no Nível II da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida conheceram a história da sétima arte e as etapas de criação de um filme, por meio do Projeto Cinema.

A iniciativa, além de proporcionar aos estudantes mais conhecimento sobre a manifestação artística, teve o propósito de demonstrar a eles que algo pode ser observado através de diferentes perspectivas e de estimular seu olhar crítico frente ao que lhes é apresentado, em filmes e na mídia televisiva.

Para isso, inicialmente, as crianças aprenderam que o Cinema surgiu, na França, em 1895, quando os irmãos Auguste e Louis Lumière criaram uma máquina à manivela capaz de registrar o movimento, por meio do uso de negativos perfurados. As imagens de situações cotidianas, capturadas pelo seu cinematógrafo, então, passaram a ser projetadas em uma grande tela, para observação pública.

Os educandos conheceram, ainda, a carreira de Charles Chaplin – ator, diretor e produtor que é ícone do Cinema Mudo –  e assistiram a alguns de seus filmes.

Cinema (4)Além disso, durante a realização do projeto, participaram de um bate-papo com o produtor audiovisual Guilherme Geller, que lhes descreveu como se dá a realização de um filme. Durante a conversa, o convidado, ainda, explicou às crianças o funcionamento dos equipamentos utilizados, desde a captura até a edição das imagens, e de que forma elas passam das câmeras para a televisão.

O estudo contou, também, com atividades práticas, como a confecção de filmadoras de papel – que foram utilizadas para “registrar cenas” do dia a dia escolar – e a realização de experimento sobre como acontece a projeção, no cinema, além de exibição e representação de filmes animados.