Estudantes aprendem sobre a moeda brasileira e o uso do dinheiro
30 de junho de 2016 Notícias, Portal

Utilizando o dinheiro - 1º ano A (46)Nesta semana, os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida estão aprendendo sobre a moeda brasileira, o uso do dinheiro e as operações de compra e venda.

Durante as aulas teóricas, as crianças estudaram a evolução das moedas nacionais, desde quando o comércio era feito por meio da troca de mercadorias até a adoção da moeda vigente: o real. Elas também aprenderam que o dinheiro é representado por moedas metálicas ou cédulas, que possuem um valor determinado em sua face.

Depois desses estudos, os educandos participaram de atividades práticas, nas quais deveriam associar os valores de cada nota ou moeda com os preços de diferentes produtos. Desse forma, eles compreenderam que, para adquirir um produto, é preciso ter, em dinheiro, o montante relativo ao seu preço, o que não significa, necessariamente, possuir a mesma quantidade de cédulas ou moedas.

Utilizando o dinheiro - 1º ano A (59)Inicialmente, os estudantes compararam os preços dos produtos em catálogos de supermercados e lojas, a fim de observar o que é mais caro e mais barato. Depois, eles deveriam relatar à educadora quais combinações de cédulas e moedas poderiam ser utilizadas para comprar os produtos descritos no quadro, exercitando, assim, a contagem do dinheiro e a noção de troco.

Ainda, para complementar a atividade, os educandos foram orientados a produzir, em duplas, seus próprios catálogos de produtos e, na próxima aula, vão montar uma loja fictícia, na qual poderão adotar o papel de compradores e de vendedores, utilizando dinheiro de brinquedo.

Acesse a galeria de fotos: