Estudantes aprendem sobre a cultura e as tradições dos povos indígenas
27 de abril de 2017 Notícias, Portal

Estudo dos povos indígenas (2)Instituído em 1943, com o intuito de valorizar e preservar as tradições e a identidade dos indígenas, reiterando a importância desses povos para a formação histórica e cultural do Brasil, o Dia do Índio é celebrado, anualmente, em 19 de abril.

Motivado por esta data comemorativa e com o objetivo de apresentar aos estudantes mais informações sobre os primeiros habitantes país, na última semana, o Colégio Notre Dame Aparecida promoveu atividades e estudos sobre os costumes e as características dos indígenas.

Estudo dos povos indígenas (47)As crianças matriculadas no Nível III da Educação Infantil, por exemplo, assistiram a um vídeo no qual é representado o modo de vida dos índios: sua organização em aldeias e tribos, suas vestimentas, sua alimentação, seus costumes e suas tradições. Após, elas receberam a tarefa de colorir “penas” recortadas de folhas papel, com as quais confeccionaram, em conjunto, um cocar. O adorno colaborativo recebeu o nome de “cocar da solidariedade”.

Os educandos, ainda, aprenderam sobre a Amazônia – região onde, aproximadamente, 306 mil  índios brasileiros vivem, de acordo com dados de 2010, mensurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desse modo, os estudos contextualizados pela data complementaram, também, as atividades vinculadas a projeto de pesquisa desenvolvido pelos estudantes e inspirado no tema da Campanha da Fraternidade de 2017: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”.

Veja mais fotos: