Estudando, produzindo e declamando poemas
8 de abril de 2015 Notícias

Poesia é a arte de escrever em versos. É traduzir em palavras os sentimentos e emoções. É desenhar a dor, despertar o amor, compreender a saudade. É romance, drama, fantasia, história e crítica social.

Com o objetivo de difundir a poesia brasileira e a linguagem literária, o país comemora, em 14 de março, o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, Castro Alves foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Entre as obras do escritor, destacam-se “Os escravos”, na qual está inserido o famoso poema “Navio Negreiro”, e “Espumas flutuantes”, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça.

Poesias - 5º ano (5)Em virtude da data festiva, durante o mês de março, a poesia nacional marcou as atividades desenvolvidas pelos estudantes do 5º ano A e B do Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida na disciplina de Português.

Inicialmente, as turmas aprenderam sobre o Dia Nacional da Poesia, a origem e o objetivo da data, assim como, a definição de poesia, a estrutura de um poema, composição, rimas, declamações e outras informações.

Após conhecerem algumas obras e autores famosos durantes as aulas, os educandos receberam a tarefa de pesquisar poemas de escritores conhecidos, como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Elias José, Heloísa Prieto, Castro Alves, entre outros. Em meio à pesquisa, um poema deveria ser escolhido, memorizado, para, então, ser declamado aos colegas.

Poesias - 5º ano (44)Na aula seguinte, os estudantes foram orientados a trazer para escola uma figura ou fotografia de algo inspirador, segundo as percepções de cada um, e a partir dessas imagens, produzir seus próprios poemas, que também foram apresentadas aos colegas.

No final, todas as obras resultaram em uma Árvore de Poesias, exposta no corredor do Colégio para ser apreciada pelas demais turmas.

 Acesse a galeria de fotos: