Esportes Olímpicos inspiram atividades da disciplina de Artes
15 de julho de 2016 Notícias, Portal

Cubismo (14)Em menos de um mês, mais de 10mil atletas, vindos de 206 países, estarão desembarcando no Rio de Janeiro para competir nos Jogos Olímpicos. A expectativa para o evento esportivo, porém, toma conta do Brasil desde o início de maio, quando iniciou o revezamento do maior símbolo da competição, a Tocha Olímpica, pelo país.

Nas últimas semanas, os estudantes matriculados no 7º e no 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida também entraram no clima das Olimpíadas, durante aulas da disciplina de Artes.

Após estudar o movimento Cubista, os educandos do 7º Ano foram desafiados a recriar imagens que representassem os esportes Olímpicos, utilizando a técnica. De acordo com a docente responsável pela disciplina, Sheila Almeida, os desenhos são inspirados na primeira fase do movimento artístico, o Cubismo Analítico – caracterizado Op Art (13)pela decomposição das figuras em diversas formas geométricas.

Os estudantes do 8º Ano também deveriam representar as modalidades olímpicas por meio de desenhos. Esses, porém, inspirados no movimento Op Art – abreviação da expressão “optical art”, que significa “arte ótica”, em português. Segundo a educadora, essa técnica explora determinados fenômenos óticos, com a finalidade de criar obras que dão a impressão de serem tridimensionais ou que pareçam vibrar ou cintilar.

Acesse a galeria de desenhos: