Espaço da Alfabetização: um ambiente mágico para construir saberes
27 de fevereiro de 2018 Notícias, Portal
Novas Salas de Aula (6)

Novas Salas de Aula (19)Desde o início do ano letivo, os educandos matriculados no 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida estão usufruindo de novos ambientes de aprendizagem e de uma nova proposta didática, que prioriza a adoção de metodologias ativas e experimentais de construção de saberes.

A mudança, de acordo com a coordenadora Pedagógica do segmento, Joice Specht, foi motivada pela necessidade de tornar a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental mais tranquila e natural, uma vez que, ao progredir de nível escolar, os educandos se deparam com uma sistemática de ensino diferente da que estavam acostumados. “Para isso, foi criado o Espaço da Alfabetização: um conjunto de três salas de aula destinadas, exclusivamente, às turmas de 1º Ano e caracterizadas por ambientes coloridos e aconchegantes, com ferramentas de estudo e mobiliário adequados à idade e ao tamanho das crianças”, explica. “Nesse Espaço, os estudantes encontram um ambiente mágico, que trará contribuições cruciais para suas vidas e para o fortalecimento da caminhada escolar”, prossegue a coordenadora.

Novas Salas de Aula (43)Além dele, uma nova proposta pedagógica foi idealizada, a fim de proporcionar maior liberdade no processo de construção de saberes e respeitar o tempo de cada estudante. Por isso, dá ênfase à metodologia de projetos e exclui o uso de livros didáticos. Afinal, esclarece Joice, um dos objetivos do 1º Ano do Ensino Fundamental é ensinar a criança a ler e a escrever – o que acontece quando há a compreensão do modo de construção do código da escrita, por meio de diferentes recursos e experiências que estimulam a aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>