Ensino Médio do Colégio Notre Dame Aparecida será modernizado
22 de novembro de 2017 Notícias, Portal

O novo projeto pedagógico foi apresentado a responsáveis e educandos que, no próximo ano, vão ingressar nesse nível de ensino

Ensino Médio (19)Os adolescentes não pensam, agem e se relacionam como há 20 anos. Por isso, a educação de hoje não deve ser como a de duas décadas atrás. É preciso que as instituições de ensino compreendam seus estudantes e a forma como eles aprendem, para proporcionar a eles ferramentas prazerosas e eficientes de ensino.

Foi com o objetivo de atender a essa demanda que o Colégio Notre Dame Aparecida realizou estudos e desenvolveu um novo projeto pedagógico para o seu Ensino Médio. Implementado no próximo ano letivo, ele foi apresentado, na terça-feira (21), aos educandos do 9º Ano do Ensino Fundamental – que, em 2018, vão ingressar no último nível do Ensino Básico – e aos seus responsáveis.

Durante os dois momentos de exposição, a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Sabrina Penz Rizzi, e o vice-diretor escolar, André Binsfeld, esclareceram quais fatores que serão mantidos – como a matriz curricular, determinada pela legislação – e quais serão aprimorados. Segundo eles, o formato de ensino dos conteúdos exigidos em cada disciplina não sofrerá alterações, pois a qualidade e a eficiência dele são indiscutíveis – como comprovam os altos índices de aprovação de estudantes em vestibulares.

Ensino Médio (15)A mudança ocorrerá, portanto, na oferta de atividades que pretendem estimular a aplicação desses conteúdos teóricos no cotidiano dos adolescentes, a fim de que eles transformem, de fato, o conhecimento em ações que possam contribuir para a sua formação e para a construção de um mundo melhor.

De acordo com André, a nova proposta está amparada em quatro pilares: orientação para a escolha profissional, estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos, envolvimento social e autonomia de estudo.

O primeiro deles consiste na realização de atividades de orientação vocacional, a fim de que o estudante, já na 1ª Série do Ensino Médio, conheça as inúmeras possibilidades de formação profissional disponíveis e, a partir disso, comece a construir seu projeto de vida. O segundo terá como foco o desenvolvimento de projetos práticos e científicos capazes de estimular os adolescentes a pensar em soluções para questões do seu dia a dia e da sociedade em que estão inseridos, promovendo, assim, a cidadania, o empreendedorismo, a liderança e o trabalho em equipe.

Ensino Médio (25)O seguinte objetiva desenvolver ações sociais. Elas, contudo, não se resumem a campanhas de arrecadação de donativos. Devem instigar os educandos a utilizar os saberes construídos em projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas e que beneficiem a sociedade como um todo. Por fim, com relação à autonomia de estudo, serão implementados clubes, de acordo com as áreas do conhecimento. Assim, em grupos e assistidos por educadores, os estudantes vão reforçar conteúdos pré-estabelecidos em um cronograma.

Para o desenvolvimento dessas atividades, será criado um novo espaço de convivência e a carga horária do Ensino Médio será ampliada. Ou seja, além de frequentar as aulas às manhãs e em uma tarde, como ocorre atualmente, os estudantes serão envolvidos em projetos realizados em outras duas tardes.