Encontro reúne educadores Notre Dame
11 de fevereiro de 2016 Notícias, Portal

“Que experiências você gera na vida das pessoas ao seu entorno, especialmente, na vida dos estudantes?”: esse foi um dos questionamentos feitos por Augusto Niche Teixeira, na manhã desta quinta-feira (11), durante o Encontro de Educadores da Rede de Educação Notre Dame – Sul. “É a experiência que determina se a aprendizagem será significativa ou não”, assegurou o palestrante assistido por cerca de 250 docentes do Colégio Notre Dame, da Escola Notre Dame Menino Jesus e da Escola Notre Dame Santa Isabel, os três de Passo Fundo, e do Colégio Notre Dame Aparecida.

Encontro de Educadores (18)

Antes da palestra, porém, na abertura do evento, realizado em Carazinho, a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, Irmã Araci Maria Ludwig, acolheu os educadores e deu-lhes as boas-vindas falando da responsabilidade e da alegria de educar, recordando a mãe espiritual da Congregação, Santa Júlia Billiart. “Deveríamos ser o próprio Deus para entender sua grandeza. Educar é colaborar na Redenção, obra mais importante que pode ser feita na terra” .

A religiosa destacou, ainda, o aumento no número de estudantes matriculados nas escolas Notre Dame como reflexo da excelência do trabalho desenvolvido em sala de aula. “Se isso está acontecendo é porque estamos correspondendo à confiança que os pais depositam em nós”, elogiou.

Após a acolhida, a Superiora Provincial fez referência à trajetória da educação Notre Dame, parabenizando a Escola Notre Dame Menino Jesus pela comemoração dos 75 anos de sua fundação, comemorados em 2016.

Encontro de Educadores (87)Na sequência, em momento de espiritualidade, com base no tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, os docentes foram convidados a zelar pela obra do bom Deus, cuidando da vida do Planeta, do outro e de si – conforme descreve o 8º princípio da Rede de Educação Notre Dame.

Em seguida, Teixeira, que, entre outras qualificações, é Mestre em Educação e atua como professor de programas de Pós-Graduação e como Encontro de Educadores (116)Coordenador do Curso de Pedagogia do Unilasalle, iniciou sua palestra reforçando a importância de educar pelo exemplo, de reconhecer e de entender as individualidades de cada educando e de manter viva a chama do conhecimento nas crianças e nos jovens, por meio de aulas fluidas, alegres e contextualizadas.

Além disso, entre dados históricos e conceitos de diferentes autores, defendeu que a escola deve proporcionar ao seu estudante experiências significativas de aprendizagem, dando sentido, realidade e emoção ao conteúdo, ao invés de apenas transmitir informações. E salientou, ainda, que o educador deve estar comprometido com o saber, com a formação pessoal do educando e com o seu projeto de vida, além das avaliações de ingresso no Ensino Superior. “O professor precisa encontrar sentido no que faz para que o estudante encontre sentido no que aprende”, frisou o palestrante.

Encontro de Educadores (213)Durante a tarde, o corpo docente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I foram divididos por turmas, enquanto os educadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio reuniram-se por Áreas do Conhecimento. Nos grupos, participaram de oficinas nas quais apresentaram atividades e projetos desenvolvidos em anos anteriores, partilharam experiências, trocaram ideias e participaram de dinâmicas.

Acesse a galeria de fotos: