Encenações complementam o estudo sobre as expressões artísticas
30 de outubro de 2015 Notícias, Portal

Fazendo arte (133)Os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida estudaram, nas últimas semanas, as diferentes expressões artísticas. A partir da unidade do livro didático intitulada “Fazendo arte”, as crianças, primeiramente, aprenderam sobre o Cinema. Para complementar o estudo, assistiram ao no filme “As Invenções de Hugo Cabret”, cuja narrativa é inspirada pelo surgimento da sétima arte.

Fazendo arte (122)Dando continuidade ao estudo da dramaturgia, os educandos aprenderam sobre o Teatro, a partir de textos informativos sobre o gênero e as características de um texto teatral. Também, fizeram a leitura da peça “O rapto das cebolinhas” e receberam a tarefa de elaborar um final para o roteiro.

Fazendo arte (241)Além disso, divididos em quatro grupos, os estudantes receberam uma peça que deveria ser produzida e apresentada aos colegas. Com os personagens definidos, as falas decoradas, os figurinos confeccionados e os cenários montados, na última terça-feira Fazendo arte (37)(27), eles subiram ao palco do auditório do Colégio para encenar “A Cigarra e a Formiga”, “A Comunidade do Arco Iris”, “O Reino da Alegria” e “Capitão Planeta e os Heróis Mirins”.

Na próxima semana, duplas de educandos deverão criar e apresentar para a própria turma, utilizando fantoches feitos de palitos de picolé, um texto teatral.

Em novembro, alguns dos trabalhos desenvolvidos a partir do estudo das manifestações artísticas – que incluiu a leitura de obras de artistas plásticos, de cartuns, de tirinhas, de poesias e de músicas – serão apresentados aos estudantes da Educação Infantil e demais turmas do Ensino Fundamental I.