Em seu aniversário, o Colégio Notre Dame Aparecida celebra as conquistas
9 de março de 2019 Notícias, Portal
DSC_0093

Volta às aulas (192) (Copy)Ao comemorar 89 anos, neste domingo (10), o Colégio Notre Dame Aparecida celebra as conquistas que marcaram a sua trajetória e impulsionaram o seu crescimento, levando-o a alcançar o patamar estrutural, tecnológico e pedagógico que possui hoje.

Com 8.355 m² de área construída, a estrutura física do educandário conta com 30 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Biologia, Química e Informática, ginásio de esportes, auditório, brinquedoteca, parques infantis, horta escolar, capela, cantina, áreas de recreação e convivência, quadra esportiva com gramado sintético, além de sala de projeção, sala de Artes, salas multiuso, sala de danças, sala de ginástica artística e galpão crioulo.

Volta às aulas - Tarde (293) (Copy)Além dos espaços de ensino destinados, exclusivamente, ao uso dos dispositivos tecnológicos, o Colégio disponibiliza equipamentos multimídia para utilização em sala de aula – como tablets, televisores de plasma e computadores -, a fim de promover a transmissão dos conteúdos de forma interdisciplinar e transdisciplinar, estimulando a pesquisa e a produção científica.

Afinal, como instituição que integra a Rede de Educação Notre Dame, prioriza a formação para a vida, o que pressupõe, também, o exercício de valores éticos e solidários – como preconizam os princípios educacionais propagados pela mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Santa Júlia Billiart.

É, portanto, norteado pela missão de “educar com excelência pedagógica, bondade e firmeza para construir um mundo melhor”, que se desenvolve o fazer pedagógico do Colégio Notre Dame Aparecida, protagonizado por seis religiosas, 62 professores, 40 funcionários e 16 monitoras. DSC_0022 (Copy)São eles que, atualmente, conduzem 726 educandos – sendo 223 da Educação Infantil, 410 do Ensino Fundamental e 93 do Ensino Médio – pela construção de saberes fundamentais.

A tais crianças e adolescentes, além da escolaridade, é proporcionada a participação em  Atividades Extracurriculares, como escolinhas esportivas, banda marcial, dança, patinação, coral infanto-juvenil e teatro, além do Integral Notre Dame.

A fundação

2 (Copy)O ano de 1930 tinha apenas iniciado, quando as Irmãs de Notre Dame receberam, de Piero Sassi, a doação de um terreno e de uma pequena casa de madeira, localizados em frente à Praça Central de Carazinho. O benfeitor destinou a elas sua propriedade, com a intenção de homenagear sua falecida esposa, Nenê, que, em vida, nutria o desejo de atuar em prol da juventude. O seu anseio, então, foi concretizado, com a fundação do Colégio Nenê Dillenburg Sassi.

Assim, em 10 de março do mesmo ano, após uma celebração eucarística, as portas do educandário foram abertas para que 79 estudantes da comunidade da Vila de Carazinho aprendessem as primeiras lições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>