Em preparação para a Feira do Conhecimento, estudantes constroem Minhocários
10 de junho de 2015 Notícias

1º ano - Minhocário (44)As minhocas são animais invertebrados, de corpo cilíndrico, alongado e formado por vários anéis. Elas vivem enterradas e são muito importantes para o solo, e para o meio ambiente como um todo, pois, ao movimentarem-se no subterrâneo formam túneis que facilitam a penetração da água das chuvas, fazendo com que as raízes absorvam maior quantidade de líquido e fortaleçam-se mais rapidamente.

Além disso, esses animais se alimentam dos restos orgânicos que ficam depositados no solo, sejam eles de animais ou de vegetais. Por isso, são chamados de detritívoras. Após a digestão, elas eliminam suas fezes na terra e, com a ação das bactérias sobre estes restos alimentares, é produzido o húmus, que atua como um adubo natural por ser rico em nutrientes necessários para o crescimento vegetal.

1º ano - Minhocário (50)Toda essa explicação sobre a função das minhocas e a importância delas para o meio ambiente será apresentada pelos estudantes de 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame aparecida, durante a Feira do Conhecimento, que acontecerá no dia 03 do próximo mês.

Além das explicações teóricas, as turmas vão demonstrar ao público a ação das minhocas no solo, por meio de um grande minhocário, que será construído nas próximas semanas. Como preparação para o trabalho final, os estudantes confeccionaram, na última segunda-feira (08), pequenos minhocários, utilizando garrafas PET, pedras, terra, areia, plantas, água e, claro, minhocas.

1º ano - Minhocário (80)Agora, as turmas vão observar os experimentos e registrar as considerações e curiosidades que servirão como base para a apresentação da pesquisa na Feira.

A Feira do Conhecimento é realizada a cada dois anos e envolve todos os níveis de ensino. O evento tem o objetivo de promover um elo entre a teoria e a prática, desenvolvendo o trabalho coletivo, fomentando a pesquisa científica e incentivando a busca pelo conhecimento de forma independente.

Veja mais fotos dessa etapa da pesquisa: