Em Feira do Conhecimento, estudantes apresentam práticas capazes de melhorar o mundo
25 de outubro de 2017 Notícias, Portal

Feira do Conhecimento (34)O Colégio Notre Dame Aparecida promoveu, na última terça-feira (24), mais uma edição da sua tradicional Feira do Conhecimento.

O evento, que integrou a programação da Gincana Pedagógica 2017, apresentou ao público trabalhos produzidos pelos estudantes de todos os segmentos de ensino, a partir do tema “Transformar conhecimento em atitude”.

Para desenvolvê-los, os educandos foram instigados a pensar em práticas capazes de contribuir para a construção de um mundo melhor, com base em assuntos estudados nas diversas áreas do conhecimento, explica vice-diretor escolar, André Binsfeld. “A Feira do Conhecimento é uma oportunidade de transformar os conteúdos em ações práticas. Ela estimula os estudantes a aplicar esses conceitos em seu cotidiano e, assim, dar a eles significados que, de fato, façam a diferença em suas vidas”, salienta.

Feira do Conhecimento (22)Por isso, durante a mostra, foram apresentados os resultados de pesquisas sobre temas como bullying, drogadição, inclusão social, intolerância alimentar, prevenção ao câncer, sedentarismo e sustentabilidade.

Ao todo, cerca de 30 trabalhos foram prestigiados pelo público, composto, por estudantes de outras instituições de ensino do município e da região e pela comunidade educativa Notre Dame Aparecida.

A estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental, Yohanna Cavol, destacou a qualidade das pesquisas desenvolvidas e a relevância das temáticas abordadas pelos grupos, inclusive o seu – que se dedicou a alertar sobre a relação entre Sedentarismo e Obesidade. “Acredito que quem visitou o nosso stand compreendeu a importância da atividade física regular, associada a uma alimentação equilibrada, para a prevenção de Feira do Conhecimento (229)diversas doenças”, avaliou.

Ela, ainda, valorizou a realização de atividades práticas, como a Feira do Conhecimento. “São interessantes por ampliarem os saberes sobre os conteúdos curriculares e, principalmente, por promoverem a integração entre as turmas e a troca de conhecimentos”, concluiu.

Para a educanda da 1ª Série do Ensino Médio, Eduarda Barbosa de Quevedo, a mostra representou a concretização de toda a dedicação emprestada ao trabalho, no último mês. Além disso, ela considerou que os conhecimentos adquiridos, tanto por meio da realização da pesquisa quanto pelo prestígio às demais apresentações, serão levados para a vida. “Além de aprender com o trabalho de todos os grupos, nós tivemos a oportunidade de transmitir os conhecimentos estudados aos visitantes. Isso é muito legal”, comentou.

A Gincana Pedagógica:

Realizada anualmente, a dinâmica pretende promover a integração entre os estudantes matriculados do 5º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, por meio da realização de tarefas culturais, esportivas, sociais e de conhecimentos. Desse modo, a Gincana, ainda, possibilita o fortalecimento do espírito de equipe e de liderança, o exercício da criatividade e da responsabilidade social e o cultivo de relações éticas e solidárias.

Para isso, divididos em equipes, os educandos são desafiados a participar de brincadeiras, a planejar apresentações artísticas, a realizar ações solidárias e a elaborar trabalhos científicos.

Veja mais fotos da Feira do Conhecimento: