Em encontro com Irmã, colaboradores conhecem detalhes da presença da Congregação no Brasil
2 de agosto de 2017 Notícias, Portal
Visita Ir. Lourdes (19)

Visita Ir. Lourdes (16)A madrugada de 07 de junho de 1923 marca a chegada ao Brasil das missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame que dariam início ao serviço educacional, preconizado por Santa Júlia Billiart, no país.

Vindas da Alemanha e dos Estados Unidos, dez religiosas desembarcaram na estação férrea de Passo Fundo, atendendo à solicitação de Frei Jacob Höfer – que expôs à Superiora Geral da Congregação a necessidade de ampliação do número de escolas e da instalação de internatos no interior do Rio Grande do Sul, devido às grandes distâncias e à, consequente, pouca assiduidade às aulas.

A trajetória iniciada por elas, com destaque para a forte atuação nos âmbitos da assistência social, da educação e da saúde, foi apresentada aos colaboradores do Colégio Notre Dame Aparecida, na terça-feira (01), em virtude do início das comemorações alusivas aos 95 anos de presença Notre Dame no Brasil – que serão celebrados em 2018.

Visita Ir. Lourdes (21)Em vista à instituição de ensino,  Irmã Lourdes Urban – que integra a comunidade educativa da Escola Notre Dame Menino Jesus, de Passo Fundo – relatou as dificuldades enfrentadas pelas precursoras e descreveu as motivações para que a Congregação fundasse, com o passar das décadas, novas obras. Especialmente, enalteceu o desejo permanente da instituição de auxiliar as comunidades onde está inserida, a fim tornar o bom Deus conhecido e amado.

A religiosa lembrou, ainda, a história da mãe espiritual da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Santa Júlia Billiart.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>