Em aula prática, estudantes observam o escoamento da água em diferentes tipos de solo
16 de junho de 2016 Notícias

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo constituído, basicamente, por aglomerados minerais e matéria orgânica. Sua formação é resultante da ação de diferentes elementos, como a água, o clima, os organismos vivos, o relevo, o tipo de rocha que o originou e o tempo de atuação desses fatores. Em virtude dessas características, pode ser classificado como arenoso, argiloso, humoso e calcário.

Atividade de ciências (5)Durante as aulas de Ciências, os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida aprenderam que o solo arenoso é, geralmente, pobre em nutrientes e bastante permeável, ou seja, a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. O solo argiloso, por outro lado, apresenta grande quantidade de nutrientes e é formado por grãos pequenos e compactos, tornando-se, assim, impermeável – característica essencial para a prática da atividade agrícola.

Para comprovar esse estudo teórico, os educandos realizaram um experimento prático, no qual compararam o escoamento da água nos solos arenoso e argiloso.  Para isso, utilizaram duas garrafas PET cortadas ao meio e posicionadas com o gargalo virado para baixo. Em cada uma delas, foi adicionado um tipo de solo e, em seguida, a mesma quantidade de água. Assim, a turma pode observar a rapidez com que a água passa pelos grãos de areia e como a composição do solo argiloso dificulta a sua infiltração.