Em 2018, prática didática do 1º Ano será incrementada
13 de dezembro de 2017 Notícias, Portal
DSC_0047

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental gera inseguranças, tanto nas crianças quanto nos seus responsáveis. Afinal, com a progressão de nível escolar, os educandos deparam-se com uma sistemática de aulas diferente da que estavam acostumados – caracterizada pela ampliação das atividades didáticas e pela redução dos momentos para brincar, assim como pelo uso mais intenso do caderno e da escrita e pelo aumento da exigência dos docentes na execução de tarefas e deveres.

É para amenizar os impactos causados por essa mudança que a proposta pedagógica do Colégio Notre Dame Aparecida para o 1º Ano propõe a construção e o desenvolvimento de hipóteses com o auxílio de materiais lúdicos.

Além disso, a participação familiar na aprendizagem é estimulada, tanto no auxílio à realização das tarefas de casa quanto no reconhecimento das pequenas conquistas, a fim de incentivar o estudo e de consolidar a formação de hábitos, atitudes e limites.

No próximo ano letivo, contudo, essa prática didática será incrementada, com o intuito de tornar ainda mais tranquilo o ingresso no novo segmento de ensino. Uma das medidas que serão adotadas pela instituição é a priorização de metodologias ativas e experimentais de construção de saberes, visando evitar que os educandos sejam sobrecarregados com conteúdos intensos e livros didáticos.

Para isso, serão criados novos e exclusivos ambientes de aprendizagem. O “Espaço da Alfabetização”, por exemplo, contará com ferramentas de estudo e móveis adaptados à idade e ao tamanho das crianças, potencializando, dessa forma, a construção do conhecimento. A “Sala da Inovação e Criatividade”, por sua vez, ampliará as possibilidades de troca de saberes entre educadores e estudantes.

A presença de quatro educadores – responsáveis por Ensino Globalizado, Educação Física, Musicalização e Língua Inglesa – será mantida, assim como a forma de avaliação – contínua e processual, sendo expressa trimestralmente por Parecer Descritivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>