Educandos são presenteados com seus primeiros cadernos
14 de agosto de 2018 Notícias, Portal

Meu primeiro caderno (75)A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um importante momento da vida escolar. Para muitas crianças, contudo, a mudança é difícil.

É com o intuito de tornar esse processo mais natural e prazeroso que o Colégio Notre Dame Aparecida trabalha o letramento desde os primeiros segmentos da Educação Infantil. Além disso, no último nível, os educandos iniciam o contato com alguns elementos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como o modo correto de usar o caderno.

Para que eles compreendam a utilização dessa ferramenta tão essencial para a aprendizagem, anualmente, desenvolve-se o projeto “Meu Primeiro Caderno”. Por meio dele, as crianças aprendem a respeitar a sucessão das folhas, a frente e o verso das páginas, o espaço da linha e a escrita da esquerda para a direita, além de compreender a importância do registro.

Meu primeiro caderno (119)Neste ano, a introdução a esse estudo aconteceu há algumas semanas, quando, após uma contação de histórias, cada criança deveria imaginar e registrar, em uma carta, as características daquele que seria o seu primeiro caderno. As correspondências foram, então, levadas à agência dos Correios, que as encaminhou ao Mundo Mágico dos Cadernos.

Nesta segunda-feira (13), em resposta às correspondências, os educandos receberam uma grande caixa de papelão. Dentro dela, para a surpresa de todos, estavam vários cadernos – cada um deles identificado com o nome de uma das crianças e decorado conforme a sua imaginação.

Na mesma tarde, eles ouviram a canção “O caderno”, de Toquinho – momento que introduziu, também, o estudo da letra T.

Veja mais fotos: