Educandos aprendem sobre os diferentes tipos de moradia
21 de agosto de 2018 Notícias

Estudo das moradias (32)Ao longo das últimas semanas, as crianças matriculadas no 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida aprenderam sobre os diferentes tipos de moradias, compreendendo, por exemplo, que algumas pessoas residem em casas e outras em apartamentos; que as habitações podem ser construídas com tijolos ou madeira; e que as moradias são compostas por cômodos. Além disso, refletiram sobre a importância das residências, que protegem seus moradores do frio, do calor intenso e das chuvas, transmitem sensação de segurança e guardam recordações e histórias antigas.

O conteúdo, contudo, foi abordado de maneira diferente, em cada uma das turmas do segmento. Na A, o estudo foi motivado pela história infantil “Os Três Porquinhos”. Por isso, além de refletir sobre as características das casas dos personagens, os educandos, inspirados em vídeos e textos sobre os diferentes tipos de moradia, descreveram e desenharam as suas próprias residências. Por fim, como tarefa de casa, construíram representações dos prédios ou das casas onde residem, para, posteriormente, apresentar aos colegas.

Estudo das moradias (43)Na Turma B, por sua vez, o tema foi introduzido pela poesia “A Casa e seu Dono”, de Elias José. Afinal, desde o início do ano letivo, o gênero literário é utilizado para contextualizar a construção de saberes. Cada criança, então, foi desafiada a produzir uma releitura do texto, rimando o seu nome com uma característica da sua residência – que também foi reproduzida em desenho.

Já na turma C, o assunto foi apresentado por meio de quebra-cabeças, que deveriam ser montados em grupos. A união das peças revelava cenas da história infantil “Os três porquinhos” – que, posteriormente, foi representada aos educandos, por meio teatro de fantoches. Cada criança, então, deveria confeccionar um painel, no qual retrataria a sua moradia. Em conjunto, a turma criou, também, uma releitura para a poesia “A Casa e seu Dono”.

Veja mais fotos: