Educadores são incentivados a atuar por meio do cuidado e do acolhimento
9 de fevereiro de 2017 Notícias

Palestra, que integra a Semana Pedagógica preparatória para o início do ano letivo, foi assistida por profissionais de cinco instituições de ensino

A partir de análise das bases da cultura educacional brasileira, caracterizada por uma matriz conservadora e autoritária, o Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), César Nunes, apresentou aos educadores Notre Dame possibilidades de reorganização do fazer pedagógico, em prol da criação de um ambiente que contemple a criança, o adolescente e as suas formas de viver, aprender e conviver.

O palestrante, César Nunes, defendeu a educação por meio do cuidado e do afeto (2)Afinal, como defendeu durante a palestra – realizada na manhã de quinta-feira (09), como parte da Semana Pedagógica que antecede o início do ano letivo de 2017, nas escolas gaúchas que integram a Rede de Educação Notre Dame -, para que esses novos sujeitos componham uma sociedade ética, democrática e humanista, é necessária a criação de uma escola que acolhe e cuida, capaz de educar para a vida. “Falemos para o coração dos estudantes. Porque, assim, nós mudaremos a geração colocada sob os nossos cuidados”, enfatizou.

Conscientes do seu desafio, e, ao mesmo tempo, comovidos pela intensidade das memórias compartilhadas pelo estudioso e professor universitário – que permearam o evento e ressaltaram o valor da afetividade, da confiança e do respeito no processo educacional -, os mais de 250 docentes sentiram-se comprometidos em superar os modelos pedagógicos tradicionais, centrados, de acordo com César, em culturas de dominação e repressão e vigilância e punição. “Queremos transformar nossos ambientes de trabalho em locais de, ainda mais, cuidado, afeto e humanização”, vibrou o vice-diretor do Colégio Notre Dame Aparecida, André Binsfeld.

Além dos educadores carazinhenses, que, assim como André, embarcaram para a vizinha Passo Fundo, a fim de prestigiar a palestra, reuniram-se no Colégio Notre Dame os educadores da Escola Notre Dame Menino Jesus e Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel. Foram convidados, ainda, os professores da Escola Municipal Santos Anjos – mantida pela Prefeitura Municipal de Nova Boa Vista, em parceria com a Rede de Educação Notre Dame.

Educadores foram presenteados com mochilas personalizadas da Rede de Educação Notre DameRecepcionados calorosamente pelo corpo docente da instituição de ensino que sediou o evento, antes de repensar a escola e seu fazer pedagógico, os participantes oraram e refletiram sobre o que carregam na sua “mochila”. A partir de adaptação da teoria apresentada no filme “Amor sem Escalas”, eles concluíram que o que deve ser levado consigo não é palpável. Mas, sim, as emoções, as experiências, as memórias e as pessoas que lhes despertam afeto. Imbuídos desse espírito de valorização, os educadores foram, então, presenteados com o objeto que, durante esse momento, lhes representou.

A presidente da Congregação de Nossa Senhora apresentou aos educadores o novo Mapa Estratégico da Rede de Educação Notre DameApós, as dinâmicas de acolhida, os educadores foram saudados pela presidente da Congregação de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame, Irmã Araci Ludwig. Além de desejar a eles um bom ano letivo, a religiosa fez, rapidamente, referência ao Mapa Estratégico que vai nortear o fazer pedagógico, nas escolas Notre Dame, de 2017 a 2020. “É uma direção, um indicativo de por onde vamos andar”, descreveu a religiosa, salientando a importância da postura dos docentes para que seja atingida a Missão ali descrita: “Educar com excelência pedagógica, bondade e firmeza para construir um mundo melhor”. “O educador deve ter claro que a máxima eficiência da sua tarefa não vem de como falam, mas, antes, do que é e faz”, concluiu.