Educadores planejam o ano letivo de 2015 em reuniões pedagógicas
13 de fevereiro de 2015 Notícias

Nas manhãs de quinta-feira (12) e sexta-feira (13), os educadores do Colégio Notre Dame Aparecida estiveram novamente reunidos para as atividades da Semana Pedagógica 2015. A preparação para o ano letivo, que inicia na próxima semana, está acontecendo deste a última terça-feira (10), quando os professores retornaram às atividades após o período de férias.

A programação de quinta-feira (12), terceiro dia da Semana Pedagógica, iniciou com uma caminhada pelos prédios do Integral Notre Dame e da Educação Infantil, com o intuito de apresentar aos novos professores a estrutura física da escola. Na metade do trajeto, os educadores fizeram uma parada na nova Brinquedoteca da instituição de ensino, onde participaram de um momento de espiritualidade.

Semana Pedagógica - Dia 3 (77)Durante a reflexão, por meio de uma encenação, o grupo foi instigado a refletir sobre valores e sentimentos essenciais para o trabalho, a vivência em família e sociedade e o bem estar pessoal, tais como, amor, amizade, solidariedade, afeto, carinho, fé, paciência e lealdade. Após, os profissionais foram estimulados a agir como semeadores destes sentimentos.

Na sequência, já na sala de reuniões, os professores deram continuidade ao trabalho sobre a Campanha da Fraternidade 2015 – iniciado na terça-feira (11) -, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). Após, retomaram os estudos sobre as regras de construção de um Projeto de Pesquisa, conhecimento que será perpassado aos estudantes durante diversas atividades no decorrer do ano letivo.

No restante da manhã, foi proporcionado aos educadores um momento para o planejamento dos projetos e atividades que serão desenvolvidos em 2015, em cada nível de ensino.

Semana Pedagógica - Dia 4 (1)Na manhã desta sexta-feira (13), para finalizar a Semana Pedagógica, os professores foram acolhidos no auditório do Colégio Notre Dame Aparecida onde, inicialmente, realizaram uma reflexão sobre o livro “Se criança governasse o mundo”, de Marcelo Xavier. Com base na história da obra, os educadores foram estimulados a pensar na forma como as crianças enxergam o mundo e os ensinamentos que os adultos podem tirar deste olhar diferenciado que os pequenos têm. Também, foram desafiados a resgatar a criança que existe no interior de cada um, trazendo para o dia-a-dia a maneira simples e otimista de encarar a vida.

Em seguida, o grupo finalizou os estudos sobre a Campanha da Fraternidade 2015 e recebeu orientações sobre como trabalhar e lidar com transtornos comportamentais e de aprendizado que possam surgir em sala de aula, como déficit de atenção, dislexia, baixa visão, entre outros.

Por fim, foi elaborada a programação do primeiro dia de aula e retomado o planejamento dos projetos e atividades que serão realizados no decorrer do ano letivo, nos diferentes níveis de ensino.

Volta às aulas

As aulas do ano letivo de 2015 têm início, para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, logo após o feriado de Carnaval, na quarta-feira de cinzas (18). Já os estudantes do Nível II e Nível III da Educação Infantil e do 1º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental I iniciam o ano letivo no dia seguinte – quinta-feira (19) -, pois, na quarta, será realizada reunião entre pais e educadores.

As turmas do Maternal, Júnior e Nível I da Educação Infantil iniciam às aulas na segunda-feira (23). A reunião de pais, porém, acontece também no dia 18 de fevereiro.