Educadores do Colégio Notre Dame Aparecida iniciam Semana Pedagógica
10 de fevereiro de 2015 Notícias, Portal

Foi em clima de acolhida, alegria e entusiasmo que teve início, na manhã desta terça-feira (10), a Semana Pedagógica para os professores do Colégio Notre Dame Aparecida. Após uma recepção calorosa no hall de entrada da instituição, marcada por abraços e desejos de bom retorno, os educadores foram reunidos em uma sala de aula para dar inicio, efetivamente, aos trabalhos de preparação do ano letivo de 2015.

Sentados em filas, como tradicionalmente se posicionam os educandos em uma sala de aula, os professores foram instigados a se colocar no papel de estudantes, respondendo a chamada, ouvindo as orientações do primeiro dia de aula e realizando uma avaliação surpresa.  Por alguns minutos, os educadores sentiram a sensação vivenciada pelos educandos a cada volta às aulas, como a timidez ao ouvir o professor chamar seu nome, o olhar atento para o colega novo, a necessidade de conversar com os amigos e ter que ficar em silêncio, o nervosismo das atividades surpresas e da correção das tarefas.

Semana Pedagógica (8)A dinâmica, que gerou reações diversas de divertimento e seriedade, teve o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o papel do professor, a forma como os estudantes se sentem em meio aos colegas, como enxergam a figura que se posiciona diariamente em frente à turma, além de alertar para o olhar atento que o educador deve lançar sobre cada educando, considerando suas angústias, pensamentos e experiências de vida. Também, teve o intuito de resgatar a razão, os sonhos e as expectativas que impulsionaram os profissionais a seguirem a carreira de professor, assim como, as dificuldades enfrentadas, as realizações e os sentimentos que permearam a caminhada de cada um.

Em seguida, após o café da manhã compartilhado, não mais posicionados como estudantes, os educadores assistiram uma explanação sobre o Mapa Estratégico, o Projeto Político Pedagógico e a Proposta de Valor da Rede de Educação Notre Dame, focando em três princípios que irão nortear as atividades de 2015: a Construção do Conhecimento; o Incentivo à Pesquisa; e a Valorização da Tradição, da história e da cultura – já que o ano é marcado pelo aniversário de 85 anos do Colégio Notre Dame Aparecida.

Semana Pedagógica (27)Após, foi proposta uma reflexão sobre o Ano Internacional da Luz, instituído pela UNESCO com o intuito de conscientizar sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. Neste momento, os educadores foram estimulados a ser a luz do Colégio neste ano, a energia que irá impulsionar a caminhada dos estudantes e da instituição durante todo 2015.

A manhã de trabalho contou, também, com a apresentação de projetos que serão desenvolvidos durante o ano letivo – entre eles, a Feira do Conhecimento, evento tradicional que acontece a cada dois anos -, um relato sobre a Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45), e um momento de oração, benção, resgate da história do Colégio Notre Dame Aparecida e Celebração da Palavra de Deus realizado pelo Padre João Gheno Neto.

Semana Pedagógica (37)Dando continuidade à Semana Pedagógica, nesta quarta-feira (11), serão realizadas, em Passo Fundo, atividades conjuntas com professores e funcionários do Colégio Notre Dame Aparecida, Colégio Notre Dame, Escola Notre Dame Menino Jesus, Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel e funcionários da Congregação de Nossa Senhora.

A programação do evento, que acontecerá durante todo o dia no auditório da Escola Notre Dame Menino Jesus, conta com a palestra “Fazer acontecer e fazer por merecer: uma questão de atitude”, que será ministrada pelo professor e empresário paulista Jefferson Barbosa, oficinas diversas, que vão desde as técnicas de alongamento do pilates, até uso de tablets e atualização do prezi para fins educacionais, além de uma Celebração Eucarística, que acontecerá na Igreja Santa Terezinha.

Na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13), as reuniões pedagógicas acontecerão novamente no Colégio Notre Dame Aparecida.

Volta às aulas

As aulas do ano letivo de 2015 têm início, para as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, logo após o feriado de Carnaval, na quarta-feira de cinzas (18). Já os estudantes do Nível II e Nível III da Educação Infantil e do 1º ano ao 4º ano do Ensino Fundamental I iniciam o ano letivo no dia seguinte – quinta-feira (19) -, pois, na quarta, será realizada reunião entre pais e educadores.

As turmas do Maternal, Júnior e Nível I da Educação Infantil iniciam às aulas na segunda-feira (23). A reunião de pais, porém, acontece também no dia 18 de fevereiro.