Educadoras participam de curso de capacitação sobre o desenvolvimento dos bebês
15 de junho de 2018 Notícias, Portal

Um grupo de docentes da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida, acompanhado pela coordenadora Pedagógica do segmento de ensino, Evanir Grimm, participou, nos últimos dois finais de semana, do seminário “O que fazer quando algo não vai bem?”.

Ministrado pela psicóloga e psicanalista, Vívian Nolasco, o curso de capacitação consistiu em uma série de estudos dirigidos à primeiríssima infância – que compreende o período de 0 a 18 meses de vida -, realizados a fim de habilitar os congressistas a detectar situações de sofrimento vivenciadas por bebês. Afinal, ao identificar que algo não vai bem no seu desenvolvimento, em razão de falhas na constituição da sua subjetividade e intersubjetividade, pode-se intervir precocemente. “Os seminários compõem um trabalho de transmissão, difusão e discussão em torno de temas centrais, desenvolvidos a partir de pesquisas e estudos que enlaçam os conhecimentos mais recentes e apurados dos campos da psicanálise, da neurologia e da epigenética”, comenta Vívian.

Afinal, como ressalta a psicóloga e psicanalista, ser bebê implica em condições muito específicas, o que torna fundamental a capacitação dos profissionais que atuam, diretamente, nos cuidados da relação entre mãe e bebê e das crianças pequenas. “Uma qualificação efetiva deve considerar certas formas de sofrimento, como depressões, psicoses e autismos, além de dificuldades na estruturação da linguagem, do pensamento e da inteligência. Todos os profissionais que trabalham com a primeiríssima infância possuem sua cota de responsabilidade ética com esse tempo vital da construção de um ser humano”, enfatiza.