Durante Feira do Conhecimento, educandos promovem práticas sustentáveis
25 de setembro de 2019 Notícias, Portal
Camera 1caa (274)

Camera 1 (246)Ao longo do ano letivo, as crianças e os adolescentes matriculados no Colégio Notre Dame Aparecida participaram de um projeto multidisciplinar sobre consumo consciente e destinação correta de Resíduos Sólidos, por meio do qual foram desafiados a realizar experimentos e pesquisas.

Desenvolvidos com o intuito de sensibilizar acerca da importância do descarte adequado do lixo, de fomentar ações sustentáveis e de promover a educação ambiental, suas conclusões e seus resultados foram apresentados à comunidade carazinhense, durante a  Feira do Conhecimento – promovida na quarta-feira (25).

Camera 1 (273)Observados com interesse por alunos de diversas escolas do município e da região, além de familiares dos expositores, os trabalhos abordaram, como esclarece o vice-diretor escolar, André Binsfeld, diferentes perspectivas dos temas norteadores. “A reutilização e o reaproveitamento dos diferentes resíduos, como o papel, o vidro, a borracha e o óleo de cozinha; a compostagem dos materiais orgânicos; a destinação correta do lixo eletrônico; os impactos da destinação incorreta do lixo eletrônico e do plástico; e a poluição do solo, do ar, dos rios e dos mares são apenas alguns dos vieses escolhidos pelas turmas”, exemplifica.

Camera 1 (145)Houve, ainda, pesquisas que se debruçaram sobre o impacto social da reciclagem, além de práticas sobre matérias-primas alternativas.

Estudantes do Ensino Médio, por exemplo, desenvolveram um tijolo sustentável, confeccionado com argila e garrafas PET. Os protótipos, produzidos com o apoio de uma empresa que realizou a trituração do plástico e de uma olaria, posteriormente foram avaliados por engenheiro da Universidade Luterana do Brasil, que recomendou seu uso em paredes internas de edificações.

Camera 2 (44)

Educandos do 4º Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, reutilizaram tecidos, papéis, latas e plásticos para confeccionar tapetes, jogos e cofrinhos.

Em meio aos 62 trabalhos expostos, ainda estavam iniciativas de conscientização, como o livro infantil “A Turma das Sementinhas” – elaborado pelos próprios estudantes -, bem como planos que visam à redução do consumo e ao descarte consciente.

 Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>