Dia do Folclore incentiva o estudo da cultura popular brasileira
21 de agosto de 2015 Notícias, Portal

Folclore - Nível I (30)Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data – oficializada em 17 de agosto de 1965, por meio do Decreto Federal nº 56.747 – objetiva preservar e valorizar as histórias e os personagens do rico e diversificado folclore nacional.

Em cada canto do Brasil, existem lendas e mitos que fazem parte da cultura popular e que se tornaram conhecidos e sobrevivem até hoje por terem sido transmitidos de geração para geração. Por isso, estudar as histórias contadas pelos antepassados, observando as crenças, os valores e os comportamentos daquelas épocas, é sempre uma atividade instigante e divertida.

Folclore - Nível I (58)Isso foi o que se verificou durante a semana que antecede o Dia do Folclore. Nela, os estudantes do Nível I da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida participaram de uma série de atividades envolvendo a temática. Inicialmente, as crianças estudaram o significado de “folclore” e aprenderam alguns trava-línguas, adivinhas, parlendas e cantigas infantis.

Após, estudaram as lendas do Saci Pererê, da Iara e do Arco-Íris. A partir delas, realizaram trabalhos de pintura e de dobradura.