Datas comemorativas motivam o estudo sobre a História do Brasil
26 de abril de 2016 Notícias, Portal

Atividades - Nível II (7)Em 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio – data instituída em 1943, pelo, então, presidente Getúlio Vargas -, com o objetivo de promover a valorização da cultura e da história do povo indígena. Já, em 22 de abril, é comemorado o Descobrimento do Brasil, termo usado para denominar a chegada das caravelas lideradas por Pedro Álvares Cabral ao país, no ano de 1500.

Atividades - Nível II (22)Devido à importância que têm para a construção da história e da cultura da nação, ambas as datas e seus significados inspiraram a realização, durante a última semana, de atividades lúdicas, pelos estudantes do Nível II da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida.

Inicialmente, com base na Lenda do Guaraná, os educandos aprenderam sobre a cultura e os costumes dos índios e, em seguida, representaram o conteúdo estudado com pinturas e Atividades - Nível II (8)colagens.

Depois, aprenderam sobre a história da chegada dos portugueses ao Brasil, com destaque para o meio de transporte utilizado por eles – embarcações movidas pelo vento – e para a presença dos povos indígenas no território recém-encontrado por Cabral, chamado, na época, por algumas tribos, de “Pindorama”. Atividades de pintura e de colagem também complementaram o estudo.