Conscientização ecológica é estimulada, no Dia Mundial do Meio Ambiente
6 de junho de 2017 Notícias, Portal

Meio Ambiente (28)Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 05 de junho – objetiva conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.

Passados 45 anos desde a criação da data, esse alerta torna-se, a cada dia, mais necessário. Afinal, ao contrário do que a comemoração propunha, o desmatamento, o desperdício, a poluição e a exploração irrestrita dos recursos naturais cresceram.

Por isso, na segunda-feira (05), os estudantes matriculados no Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida foram sensibilizados acerca dos malefícios coletivos de tais atitudes.  Os educandos que compõem a turma B do 3º Ano, por exemplo, assistiram, ao vídeo “Um plano para salvar o Planeta Terra”. A animação, que tem como protagonistas os personagens da Turma da Mônica, relata como o homem está maltratando o meio ambiente, além de dar dicas de como preservá-lo.

Posteriormente, eles foram desafiados a produzir poesias e ilustrações inspiradas naquilo que aprenderam, para que, como autores, estimulem a conscientização entre os leitores.  Eles, também, deveriam listar algumas ações que podem ser, facilmente, empregadas, tanto em casa quanto na escola, a fim de colaborar com preservação da natureza. Além de listá-las, as crianças foram instigadas a colocá-las em prática.

Meio Ambiente (84)Os estudantes da turma A também relacionaram diferentes práticas ecológicas que podem – e devem – ser inseridas no cotidiano de cada pessoa, tais como: fechar a torneira durante a escovação dos dentes, diminuir o tempo do banho, apagar as luzes dos cômodos ao sair, separar o lixo, utilizar transportes coletivos e, sempre que possível, trocar o carro pela caminhada.

As crianças matriculadas no 1º Ano também foram envolvidas na reflexão motivada pelo Dia Mundial do Meio Ambiente. Elas debateram sobre o tema e produziram atividades de escrita, desenho e pintura acerca da preservação dos recursos naturais.

Veja mais fotos: