Conhecimento sobre o tratamento da água é aprofundado com visita e prática
3 de novembro de 2015 Notícias, Portal

Confecção de filtro caseiro (5)Os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida produziram, na última semana, durante as aulas de Ciências, um filtro caseiro. A atividade teve como objetivo o de proporcionar às turmas a visualização prática de um tratamento simplificado da água.

Para confeccionar o filtro, foi utilizada uma garrafa PET com o fundo cortado, posicionada com o gargalo para baixo. Nela, um chumaço de algodão, areia fina, areia grossa, cascalho fino e cascalho grosso foram depositados. Após, foi despejada no experimento uma água barrenta que, passando por todas as camadas do filtro, chegou mais limpa ao recipiente utilizado como base.

De acordo com a educadora responsável pela disciplina, Juliana Soares, ao final da atividade, foi ressaltado aos educandos que, mesmo a água estando visualmente limpa, ela ainda não é adequada para consumo, pois pode conter substâncias patogênicas, já que apenas as partículas Visita Corsan (43)maiores foram filtradas. “Para que essa água possa ser ingerida, deve-se fervê-la e adicionar a ela uma pequena porção de hipoclorito de sódio”, complementou Juliana.

O estudo sobre o tratamento da água também contou com uma visita à Estação de Tratamento de Água da Corsan de Carazinho, onde os estudantes puderam verificar o passo a passo do processo de tratamento, desde quando a água chega do rio, com todas as suas impurezas, até o momento em que está pronta para ser consumida.