“Conhecimento 5G” visa reforçar a excelência pedagógica Notre Dame
2 de junho de 2021 Notícias

Excelência pedagógica. Compreendida pela Rede de Educação Notre Dame como um conjunto de práticas que permitem às crianças e aos adolescentes transporem para as suas vidas os saberes construídos em aula, de forma a mudar comportamentos e transformar as realidades em que estão inseridos, a incessante busca por ela impele cada um dos envolvidos no processo de ensino a idealizar vivências de aprendizagem significativas e determinantes para a formação integral dos educandos.

Portanto, o trabalho pedagógico diário é esteado no cultivo da curiosidade e da criatividade; no fortalecimento da autoconfiança e da autonomia; e no aprimoramento de habilidades e competências capazes de impactar a vida do sujeito em sociedade. Além disso, desenrola-se com o aporte da tecnologia – entendida como um conjunto de ações híbridas que atende às necessidades de criar, contribuir e colaborar.

Tendo em vista os objetivos de construção do conhecimento, vivência de valores, socialização de saberes e desenvolvimento da originalidade inovadora e da criatividade crítica, a Rede Notre Dame também prioriza a formação permanente de educadores, possibilitando que eles se debrucem reflexivamente sobre as inquietações inerentes ao seu ofício, bem como se atualizem nos âmbitos técnico e teórico do fazer educacional.

Por isso, o projeto “Conhecimento 5G – Educação Notre Dame: ultrapassando fronteiras” pressupõe ações que contemplem tanto os discentes e os seus respectivos responsáveis, quanto os docentes. Todas elas, porém, intermediadas pelas tecnologias digitais que permitem aos saberes transgredirem os limites do tempo e do espaço, consolidando o paradigma do compartilhamento e, sobretudo, da cooperação entre partícipes de uma proposta. Saiba mais: