Colégio Notre Dame Aparecida comemora 88 anos
9 de março de 2018 Notícias, Portal
Colégio Notre Dame Aparecida (12)

1Vindas da Alemanha, as Irmãs de Notre Dame chegaram ao Brasil em 1923, instalando-se em Passo Fundo e Não-Me-Toque.

Por possuir a estação férrea mais próxima da, então, Vila de Não-Me-Toque, Carazinho tornou-se lugar de parada das religiosas, quando percorriam o trajeto entre os dois educandários fundados por elas. Foram as inúmeras horas de espera por um trem e a necessidade de, por muitas  vezes, pernoitar de favor em residências, somadas à missão de tornar o bom Deus conhecido e amado, por meio da educação, que despertaram nelas o desejo de abrir uma escola no local.

Aniversário do Colégio (16)Em 1930, esse anseio, finalmente, concretizou-se.

No início daquele ano, as Irmãs receberam a doação de um terreno e de uma pequena casa de madeira, localizados em frente à Praça Central de Carazinho. O então proprietário da área, Piero Sassi, fez a concessão com o propósito de homenagear sua falecida esposa, Nenê, que, em vida, nutria o desejo de atuar em prol da juventude. Tomadas todas as providências para dar início ao trabalho, em 10 de março, após uma celebração eucarística, o Colégio Nenê Dillenburg Sassi foi inaugurado.

Aniversário do Colégio (27)88 anos depois, no lugar da pequena casa de madeira, uma edificação imponente chama a atenção, em meio à paisagem central da cidade.  Assim como a estrutura física do educandário, o nome também não é mais o mesmo. Em 1943, ele passou a se chamar Ginásio Nossa Senhora Aparecida e, atualmente, por pertencer à Rede de Educação Notre Dame, é denominado Colégio Notre Dame Aparecida.

Durante a semana que antecedeu a comemoração do 88º aniversário da instituição – celebrado neste sábado – sua trajetória, marcada por conquistas e construída com o trabalho e a dedicação de tantos profissionais, foi relembrada pelos estudantes matriculados em todos os segmentos de ensino.

Aniversário do Colégio (58)Além disso, as crianças matriculadas na Educação Infantil realizaram atividades lúdicas, como a confecção de cartazes comemorativos e a preparação de cupcakes de chocolate, para festejar a data. A história de Santa Júlia Biliart, mãe espiritual da Congregação de Nossa Senhora – mantenedora das escolas Notre Dame – também foi estudada pelos educandos.

Celebração eucarística em alusão ao jubileu:

Assim como no dia de sua fundação, a comemoração dos 88 anos do Colégio Notre Dame Aparecida também será marcada por uma celebração eucarística, promovida pela Pastoral Escolar do educandário.

A missa acontecerá neste sábado (10), às 18h, na Igreja Matriz Nosso Senhor Bom Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>