Colaboradores refletem sobre a Benevolência, em Encontro de Formação Continuada
28 de junho de 2016 Notícias, Pastoral

Encontro de Colaboradores (6)Na manhã de terça-feira (28), os colaboradores do Colégio Notre Dame Aparecida participaram de mais um Encontro de Formação Continuada. Promovido pelo setor de Recursos Humanos e pela Pastoral Escolar, ele teve como tema a Benevolência, uma das dez Competências Essenciais de um Profissional Notre Dame.

No início do Encontro, a agente de Pastoral, Ir. Maria Diva Scota, propôs uma reflexão a partir da encíclica escrita pelo Papa Francisco, “Laudato si” – “Louvado seja” em português. Inspirada nos preceitos de São Francisco de Assis, ela sugere uma nova ecologia, a Ecologia Integral, que inclui as dimensões humanas e sociais.

Encontro de Colaboradores (25)Depois, por meio da exibição de um vídeo, os colaboradores foram instigados a refletir sobre o cuidado, num âmbito geral, o que contempla a preservação do planeta e o cuidado de si e do outro, direcionando o pensamento para suas relações de trabalho, familiares e em sociedade.

Em seguida, a psicóloga organizacional, Michele Flach, incluiu na reflexão o significado de Benevolência, descrito nas Competências como a “capacidade de fazer, desejar e estar de bem com todos, agir honestamente e ser solidário com o próximo, ter compaixão e cordialidade para ser um sinal da bondade de Deus no mundo”.

Encontro de Colaboradores (49)Motivados por esse conceito e pela parábola “Sócrates e os três filtros”, os profissionais pensaram sobre as ações que estão realizando, diariamente, para colocar em prática a bondade e o cuidado.

Depois, em grupos, confeccionaram cartazes nos quais descreveram tais atitudes, a fim de, ao fim do Encontro, apresentá-las aos colegas.

Acesse a galeria: