Colaboradores participam do processo de Gestão Estratégica
14 de março de 2017 Notícias

Gestão Estratégica (3)A cada quatro anos, a equipe gestora da Rede de Educação Notre Dame reformula o Mapa Estratégico que norteia o fazer pedagógico das instituições de ensino que a compõem. Assim foi em 2016 e, por isso, quando a revisão é implementada, os colaboradores de todas as unidades são convidados participar da Gestão Estratégica.

Na última semana, foi a equipe diretiva e de coordenação do Colégio Notre Dame Aparecida, acompanhada por educadores e funcionários administrativos, que se envolveu no processo. Em reuniões com a ecônoma da mantenedora da Rede de Educação, Irmã Maria Helena Rovani, com a Coordenadora das escolas, Irmã Ivanes Filippin, e com o consultor Gustavo Martins, eles deveriam adequar o planejamento traçado para toda a Rede à realidade da instituição de ensino.

Gestão Estratégica (9)Para isso, durante os encontros, os participantes foram apresentados à Missão, à Visão e aos Princípios descritos no novo Mapa, assim como, às novas Prioridades Estratégicas e à Proposta de Valor para o período compreendido entre os anos de 2017 e 2020. Além disso, compreenderam conceitos e ferramentas de gestão, como a análise da Matriz SWOT – por meio da qual são identificadas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado.

Exercitando, então, o método analítico, os funcionários avaliaram cada uma das quatro categorias, de acordo com os cenários em que o Colégio está inserido e os fatores capazes de impactá-lo. A partir disso, elencaram estratégias capazes de garantir sua sustentabilidade e sugeriram seu reposicionamento no mercado carazinhense.

A atividade, na avaliação de Gustavo, possibilita que os colaboradores estejam alinhados aos direcionamentos estratégicos adotados por cada educandário e previstos no Mapa Estratégico da Rede de Educação Notre Dame.