Colaboradores participam de encontro com a presidente da Congregação de Nossa Senhora
11 de maio de 2016 Notícias, Portal

Na manhã de terça-feira (10), os colaboradores e os coordenadores pedagógicos e educacionais do Colégio Notre Dame Aparecida, além da sua comunidade religiosa, participaram de um encontro com a Superiora da Província da Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, Ir. Araci Ludwig, que, desde segunda-feira (09), realiza visita canônica à instituição de ensino.

Encontro Ir. Aracy (16)A religiosa iniciou a reunião com o grupo destacando a Missão e os Princípios que norteiam o trabalho das Irmãs de Notre Dame, os quais inspiram a atuação em todas obras mantidas pela Congregação de Nossa Senhora, da qual é presidente. Depois, apresentou a estrutura organizacional da Província, destacando a importância da responsabilidade compartilhada e da integração entre o trabalho das religiosas e o de todos os colaboradores. “Não existe uma função mais ou menos importante em uma escola. Todas são igualmente essenciais”, salientou.

Além disso, Ir. Araci lembrou a parábola da Figueira Infrutífera, na qual o trabalhador pede ao seu patrão um tempo para adubar a terra e para cuidar da planta, antes de cortá-la, já que a mesma não produzia frutos. Relacionando-a com o cotidiano escolar, afirmou que os Encontros de Formação que a Rede de Educação Notre Dame promove para os educadores e colaboradores, sejam técnicos, espirituais ou pedagógicos, são o adubo para que cada um possa produzir frutos.

Por fim, enumerou as características que devem acompanhar os funcionários e docentes no trabalho desenvolvido nas escolas mantidas pela Congregação: ser missionário e pastor – ou seja, guiar as crianças para o caminho do bem; idoneidade e sagacidade; espiritualidade e humanidade; exemplo e fidelidade; razão e amabilidade; inocuidade e determinação; caridade e verdade; honestidade e maturidade; respeito e humildade; doação e atenção; impavidez e prontidão; e confiabilidade e sobriedade.