Celebrações marcam o início das festividades alusivas ao centenário da presença Notre Dame no Brasil
14 de junho de 2022 Notícias, Portal

07 de junho de 1923 é a data lembrada como aquela em que as primeiras Irmãs de Notre Dame se instalaram no Brasil. Naturais da Alemanha e imbuídas de coragem e confiança, elas cruzaram o oceano para atender à solicitação de Frei Jacob Höfer – o qual, por meio de carta, expôs à Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Coesfeld a necessidade de ampliar a oferta de escolas, bem como de instaurar internatos, no interior do Rio Grande do Sul. 

Após dois meses de viagem marítima e ferroviária, dez missionárias desembarcaram na estação de Passo Fundo – município que,  juntamente com Não-Me-Toque, serviu de berço para que a missão em terras brasileiras se desenvolvesse. 

Prestes a completar um século, essa trajetória foi relembrada pela comunidade educativa do Colégio Notre Dame Aparecida, durante as cerimônias de abertura das comemorações alusivas ao jubileu.

Realizadas na terça-feira (07), englobando as diferentes etapas de ensino ofertadas pela instituição, elas também possibilitaram que os educandos e educadores recordassem os fatos e as personagens que perpassam as origens da Congregação, além de oportunizar que conhecessem a programação festiva idealizada para celebrar os cem anos no País.

Para marcar o início das comemorações, representantes das turma e dos colaboradores escolares foram presenteados com flores pelas crianças matriculadas no Integral Notre Dame – gesto que fez referência à forma como as pioneiras foram recepcionadas, em sua chegada a Passo Fundo.

Veja mais fotos: