Aula prática introduz o estudo sobre as Expressões Algébricas
20 de maio de 2016 Notícias, Portal

Expressões Algébricas (22)Sempre que se ouve falar em saúde do corpo, peso adequado, quantidade de gordura e emagrecimento, uma sigla vem à tona: IMC – Índice de Massa Corporal. O termo dá nome ao sistema de medição padrão, usado para determinar o peso saudável do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, a massa do adulto está adequada quando o IMC se encontra entre 18,5 e 24,99. Fora dessa faixa, pode haver algum risco para a saúde: subnutrição, sobrepeso ou obesidade.

Para obter o IMC de um indivíduo, deve-se calcular o valor numérico da expressão algébrica m÷a², na qual “m” é a massa do adulto em quilograma e “a” é a sua altura em metros. Expressões algébricas, por sua vez, são os cálculos matemáticos que possuem letras, números e operações aritméticas. É o caso dos Monômios e dos Polinômios, sendo que os primeiros são caracterizados apenas pela multiplicação entre números e letras, por exemplo, 7x, 8y e 56xy, e os Polinômios pela presença de dois ou mais monômios, com operações entre eles, por exemplo, 3x² + 9x – 4 e 15x³ + x² – 6x.

Expressões Algébricas (14)Com o objetivo de introduzir o estudo sobre as Expressões Algébricas e, consequentemente, dos Monômios e Polinômios, demonstrando a maneira como a teoria é aplicada no dia a dia, os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida receberam a tarefa de calcular os seus IMC’s, durante aula da disciplina de Matemática.

Para isso, com o auxílio dos colegas e utilizando uma trena e uma balança de pesagem humana, os educandos mediram e registraram suas alturas e pesos. Com os números em mãos, calcularam seus Índices, concluindo se estão dentro da faixa adequada, segundo o IMC. Vale ressaltar que ele apenas sugere uma faixa de valores indicativa de boa saúde, devendo ainda ser considerados, por exemplo, o sexo, o grau de atividade física do indivíduo, seu tipo físico e suas características hereditárias.

Acesse a galeria de fotos: