Aula prática introduz o estudo dos Monômios e dos Polinômios
22 de junho de 2015 Notícias, Portal

Matemática - Calculando o IMC (56)O Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um sistema de medição padrão que sugere uma faixa de valores indicativa de boa saúde. Segundo o Ministério da Saúde, a massa do adulto está adequada quando o IMC se encontra entre 18,5 e 24,99. Ainda que devam ser considerados fatores específicos de cada indivíduo, como, por exemplo, o sexo, o grau de atividade física do indivíduo, seu tipo físico e suas características hereditárias, valores fora dessa faixa podem indicar algum risco para a saúde, como o da subnutrição, o do sobrepeso ou o da obesidade. Para obter o IMC de uma pessoa, deve-se calcular o valor numérico da expressão algébrica m÷a², na qual m é a massa do adulto em quilogramas e a é a sua altura em metros.

Matemática - Calculando o IMC (38)

Denomina-se “expressão algébrica” o cálculo matemático em que são utilizadas letras para representar números. Esse procedimento é usado em generalizações (fórmulas e propriedades), nas quais o valor de cada letra varia, e em problemas que envolvem números desconhecidos (equações e inequações).

Matemática - Calculando o IMC (59)Dois exemplos de expressões algébricas são os Monômios e Polinômios. Os primeiros são expressões algébricas em que há apenas a multiplicação entre números e letras, por exemplo, 8x, 6y e 48xy. Já os Polinômios são expressões algébricas compostas por dois ou mais monômios com a existência de operações entre eles, como em: 2x² + 7x – 6 e 10x³ + x² – 9x.

Matemática - Calculando o IMC (20)Com o objetivo de introduzir o estudo dos Monômios e Polinômios, mostrando de que forma a teoria dos livros é aplicada no dia a dia e, com isso, facilitando a memorização e o aprendizado do conteúdo, os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida receberam a tarefa de calcular os seus IMCs, durante a aula de matemática.

Com o auxílio dos colegas, utilizando uma trena e uma balança de pesagem humana, os educandos mediram e registraram suas alturas e pesos e, com os números em mãos, calcularam seus Índices.