Aula prática de Matemática enriquece o estudo sobre os Ângulos
28 de setembro de 2015 Notícias, Portal

Estudo dos ângulos (1)Eles estão nos ponteiros dos relógios, no giro da bailarina, nos saltos dos ginastas, nas manobras de skate, no parque de diversões e no campo de futebol. Ou seja, esse conteúdo das aulas de Matemática, assistidas na educação básica, pode ser encontrado em toda a parte, basta um pouco de atenção. Isso foi o que constataram os estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida, durante atividade prática sobre os ângulos.

Estudo dos ângulos (2)Inicialmente, as turmas aprenderam os conceitos, a classificação e a forma correta de medi-los. Após, receberam a tarefa de confeccionar maquetes que representassem situações cotidianas em que eles aparecem.

Cada grupo, então, pesquisou e definiu uma determinada circunstância e, utilizando materiais alternativos, produziu as representações, durante as aulas de Matemática. Depois de prontos, Estudo dos ângulos (3)os trabalhos foram apresentados aos colegas.

Além de estimular a criatividade, desenvolver a capacidade de relacionamento e o trabalho em equipe e instigar a pesquisa e a produção do conhecimento de forma autônoma, a atividade prática objetivou evidenciar como a teoria é aplicada no dia a dia, para, assim, facilitar a memorização e o aprendizado.