Aula de Filosofia instiga reflexão sobre significado do nascimento e da vida
15 de junho de 2016 Notícias

Aula de Filosofia (52)“O Galo Fi é o rei do quintal, caminha de papo e peito empinados, uma crista vermelha, penas avermelhadas pelo corpo. Antes dos primeiros raios de sol, abre as asas enormes, estica o pescoço, canta bem alto e avisa de quem é o quintal e a chegada do novo dia. – Cocorocó! Cocoricóóóó! – É o despertador que toca todas as manhãs. Faça chuva os faça sol, tudo começa com o Galo Fi”.

Esse trecho introduz a história do Galo Fi, da Galinha Sofia, da Coruja Filó, do Beija-Flor Biquinho e de outros animais que residem em um mesmo quintal. Essa narrativa infantil, descrita no livro didático, norteia os estudos de Filosofia realizados pelos estudantes do 1º Aula de Filosofia (32)Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida.

Com base nas vivências desses animais, os educandos são instigados a refletirem sobre diversas temáticas, abordadas na forma de questionamentos, tais como: O que são mudanças? O que é orgulho? O que é ser amigo? O que é opinião? É possível ver as coisas de outra maneira? O que é saber fazer algo?

Aula de Filosofia (56)Nas últimas aulas, por exemplo, os estudantes da turma B refletiram sofre o significado do nascimento e da vida, a partir da história da Galinha Sofia e de seus pintinhos. A alegria e o orgulho que os pais sentem quando os filhos nascem, a escolha dos nomes das crianças, mudanças ocasionadas pela chegada de um filho e o valor da vida no sentido amplo, sejas das pessoas, dos animais ou da natureza, foram alguns dos tópicos que direcionaram a reflexão.

Além disso, como o ovo representa uma nova vida, para complementar o estudo, os educandos fizeram a observação de um ovo de galinha, inteiro e quebrado, visualizando o formato, as texturas e as cores da casca, da gema e da clara. Também, confeccionaram pintinhos, utilizando fios de lã. E, por fim, experimentaram ovos de codorna cozidos.

Acesse a galeria de fotos: