Aula de Ciências estimula prática de ações sustentáveis
26 de fevereiro de 2015 Notícias, Portal

Nos últimos meses, a falta de água em São Paulo foi manchete nos noticiários de todo o país. Os baixos níveis dos reservatórios e a possibilidade de racionamento no estado mais populoso do Brasil chamaram a atenção dos consumidores para uma situação há tempos prevista pelos ambientalistas: a futura escassez de água no mundo.

Assim como acontece com a água, outros recursos naturais essenciais para a vida encontram-se ameaçados. O desmatamento Ciências-6º-ano-23das florestas, a poluição do ar e do solo, a mortandade de animais e o alto gasto de energia são apenas alguns problemas ambientais oriundos das ações humanas. Por isso, somente a conscientização e a mudança de atitude das pessoas podem reverter esta realidade.

Com o objetivo de alertar para estes problemas e promover a conscientização dos estudantes com relação ao papel de cada um na tarefa de cuidar dos bens naturais, as turmas do 6º ano A e B do Ensino Fundamental II do Colégio Notre Dame Aparecida realizaram, durante as aulas de Ciências, a atividade “Pegada Ecológica”.

Inicialmente, enxergando em um monte de embalagens – exposto no cento da sala de aula – a quantidade de lixo que produzem diariamente, os educandos refletiram sobre a questão: Quantos Planetas Terra são necessários para sustentar o meu estilo de vida?

Em seguida, responderam um teste ecológico, que continha questões sobre ações cotidianas, como a hora do banho, de escovar os dentes, a destinação do lixo, a ida ao supermercado, a relação com Ciências-6º-ano-87os animais e plantas, o consumo de energia, entre outras. Recordado de cada uma das ações, os estudantes deveriam escolher a opção correspondente às suas atitudes, com relação à utilização e preservação dos recursos naturais.

Após responderem o questionário, os educandos realizaram a contagem dos pontos individualmente – considerando a pontuação de cada resposta – e em turma, a fim de verificar se as suas “pegadas ecológicas”, ou seja, as marcas que estão deixando no meio ambiente, merecem cartão vermelho, azul ou verde.

Por fim, cada estudante descreveu em “pegadas” de papel as marcas positivas que querem deixar no Planeta.