Atividades práticas reforçam saberes sobre os primeiros habitantes do território gaúcho
30 de março de 2017 Notícias

Povos indigenas (16)Durante as aulas da disciplina de História, os estudantes matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida estudaram os três povos indígenas que habitavam o território gaúcho, antes da chegada dos europeus.

Eles aprenderam, então, que os Guaranis ocupavam o litoral do Rio Grande do Sul – do centro até a fronteira com a Argentina, enquanto os Jês habitavam a parte norte do Estado – junto à Santa Catarina, e os Pampianos localizavam-se ao sul – na região de fronteira com o Uruguai. As crianças conheceram, ainda, as características, os costumes e as tradições de cada um desses povos.

Povos indigenas (13)Entre outros tantos hábitos deixados como herança ao povo gaúcho pelos indígenas, está o de tomar chimarrão. Por isso, a bebida tradicional do povo Guarani foi saboreada pelos educandos, em momento de revisão dos seus estudos teóricos.

Além disso, a arte indígena, caracterizada pela utilização de recursos naturais, motivou a realização de atividade prática, na qual as crianças confeccionaram objetos em argila.