Atividades práticas reforçam estudo dos cinco sentidos
3 de maio de 2016 Notícias, Portal

Estudando os sentidos (21)Os seres humanos relacionam-se com o ambiente em que vivem sentindo cheiros, ouvindo sons, percebendo o gosto daquilo que comem e bebem e sentindo na pele o toque, o calor, o frio e a dor. Tudo isso só é possível graças aos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

Com o objetivo de enriquecer o estudo sobre os sentidos e os órgãos aos quais eles estão associados – olhos, ouvidos, língua, nariz e pele -, conteúdo da disciplina de Ciências, os educandos matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida realizaram uma série de experiências práticas.

Estudando os sentidos (47)Para perceberem a função do olfato e do paladar, os estudantes, de olhos vendados, foram desafiados a identificar, apenas pelo cheiro ou pelo gosto, alguns alimentos. Já, para testarem o tato, utilizando os dedos, as crianças deveriam perceber as variações de temperatura da água, e, com as mãos e novamente de olhos fechados, verificar se os objetos eram lisos, ásperos, duros, moles ou macios.

Além disso, a brincadeira “telefone sem fio”, na qual dois interlocutores se comunicam à distância  por meio de copos descartáveis e barbante, possibilitou que verificassem como acontece a propagação do som. Ao testarem o experimento, os educandos perceberam que quando falam dentro do copo o ar vibra, fazendo o fundo do copo vibrar também. Essas vibrações são transmitidas pelo barbante – que precisa estar bem esticado – até chegar ao fundo do outro copo, o que provoca uma vibração do ar ao seu redor, produzindo som.

Acesse a galeria de fotos: