Atividades práticas reforçam a importância do amor, do respeito e do cuidado em Família
24 de agosto de 2015 Notícias, Portal

Família - Nível I (27)O mês de agosto é sempre marcado pelas reflexões e pelos estudos sobre as relações familiares. Isso acontece devido à celebração da Semana da Família, promovida pela Igreja Católica e com início após o Dia dos Pais.

Motivados por essa semana festiva – que, em 2015, aconteceu entre 09 a 15 de agosto -, durante este mês, os estudantes dos Níveis I e III da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Aparecida desenvolveram uma série atividades.

Família - Nível I (7)As turmas iniciaram o estudo sobre a família com leitura e reflexão sobre o livro “As Famílias do Mundinho”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. A narrativa mostra que cada família é de um jeito: algumas são grandes, outras pequenas; algumas são festeiras e barulhentas, outras são caseiras e silenciosas; algumas moram em cidades, outras em praias ou montanhas. No entanto, todas elas têm em comum o amor que as envolve.

Famílias - Nível III (11)A partir da obra, as crianças refletiram sobre as diferentes configurações familiares e sobre a importância do amor, do respeito e do cuidado em família.

Para reforçar esse aprendizado, os estudantes do Nível I participaram de atividades de desenho, pintura e colagem que envolveram, também, os seus familiares.

Os estudos desenvolvidos com as turmas do Nível III contaram, ainda, com uma reflexão sobre a letra da música “Família”, de Regis Danesi. Confeccionando casas em E.V.A., os educandos destacaram os valores que não podem faltar no convívio familiar. Além disso, trabalharam com fotos das suas famílias. Elas foram fixadas em guarda-chuvas coloridos que foram pendurados no hall de entrada do prédio do Integral Notre Dame.